terça-feira, 23 de outubro de 2012

Europa!

O continente abriga antigos movimentos separatistas na Irlanda do Norte, na Espanha e na França. Na década de 90 eclodem tensões étnicas e religiosas na ex-URSS e na ex-Iugoslávia,decorrentes do colapso do comunismo. Ao se libertar do domínio dos governos totalitários de Moscou e de Belgrado, os diversos povos iniciam um caótico processo de afirmação das particularidades nacionais.

Cáucaso - a desintegração da URSS abre um periodo de instabilidade politica na regiao, até então subjugada pelo poder central soviético. Após a independencia em 1991, a Geórgia é ameaçada por rebeliões separatistas nas regiões de Ossétia do Sul (Norte), cuja população quer se unir a Ossétia do Norte, na Russia; e na Abkházia (noroeste), onde os muçulmanos lutam pela autonomia. Já a Armênia(cristã) e o Azerbaidjão (muçulmano) disputam desde 1988 a posse de Nagorno-Karabakh, região habitada por uma maioria armênia porém localizada dentro do Azerbaidjão. Ainda no Cáucaso, em 1995, a Federação Russa intervém na Chechênia, numa reação a sua declaração de independencia, e assim se estabelece um conflito que mata 30 mil pessoas. Em 1996 é acertado um cessar-fogo e,no ano seguinte, assinado um acordo que prorroga para 2001 a definição do status politico dessa republica.
Bálcãs - Os primeiros conflitos étnicos e religiosos na ex-Iugoslávia estouram após a morte de Josip Broz Tito, em 1980. a Implosão do comunismo no Leste Europeu de 1989 a 1990, faz agravar as tensões levando a Bósnia-Herzegóvina á guerra civil entre 1992 e 1995.O embate, que opõe sérvios,croatas e muçulmanos, deixa 200 mil mortos e 884 mil refugiados, segundo o UNHCR (dados de 1995).

Europa Ocidental - Desde o começo do século XX, o Exército Republicano Irlandês (IRA) luta contra a ocupação do Reino Unido na Irlanda do Norte (Uister). O conflito entre os católicos do Ira e os britanicos, protestantes, se estende até 1994, quando o IRA anuncia um cessar-fogo. A trégua é interrompida em 1996 com uma nova onda de atentados. Em 1997, as negociações são retomadas. Na Espanha, o grupo separatista basco Pátria Basca e Liberdade (ETA) reivindica a independencia da região do Pai Basco. A luta armada se acirra após 1983. Em 1997, o ETA assasina o politico Miguel Ángel Blanco, provocando protestos em massa no pais contra o terrorismo basco. No mar mediterrâneo, os guerrilheiros da Frente de Libertação Nacionalista da Córsega (FLNC) mantêm, desde 1966, uma campanha terrosita pela independência dessa ilha pertencente a França.




Publicado por : Marco Gabrielli Filho

Um comentário:

  1. Eu amei o conteúdo, está bem colocado mas reparei em alguns erros de ortografia pro lado das acentuações e acaba não dando uma boa impressão do conhecimento do autor.

    ResponderExcluir